O Equipamento de tratamento preliminar de efluentes Prominas modelo PTRAT foi projetado para o tratamento preliminar de efluentes em estações de tratamento de esgoto ou efluentes industriais, de modo a exigir pouco espaço e o máximo de automação. É capaz de atender vazões de até 400 l/s em unico equipamento (podendo ser instalado em conjuntos em paralelo) sob (subterrâneo) ou sobre o piso.
O equipamento é composto por um canal metálico, uma peneira de canal Prominas e dois transportadores de rosca helicoidal e sistema mecânico de retirada de gordura agrupados em um único conjunto cuja fabricação padrão é em aço inoxidável AISI 304 ou 316L.
O efluente é alimentado por gravidade ou por bombeamento pelo flange de entrada e passa pelas seguintes fases:
- Peneiramento
O efluente sofre um Peneiramento fino, executado por meio de uma Peneira de Canal Prominas modelo PCP, cuja abertura pode variar de 0,5 a 10 mm (definiçaõ de acordo com o projeto e efluente). Nesta fase o peneiramento fará a remoção de todo o material sobrenadante e suspenso. O material retido é periodicamente retirado de forma automática e despejado em bag ou caçamba. Durante o processo de remoção os sólidos são lavados e compactados, para a redução de substância orgânica, odor e volume. A limpeza da Peneira é feita por meio de uma bomba de deslocamento positivo fornecida com o equipamento, O líquido resultante da lavagem e compactação é reintegrado ao processo.
- Retirada de areia
Após o Peneiramento o efluente segue para a caixa de areia em forma de canal, com secção transversal projetada para facilitar a decantação. Durante o deslocamento do efluente ao longo do canal ocorre a sendimentação da areia, se alocando sobre um transportador helicoidal horizontal no fundo da caixa.
Periodicamente o transportador é acionado descarregando o material em um coletor. Em seguida esse material é retirado por meio de outro tranportador helicoidal montado a 35°, onde a areia é desidratada e o material resultante é despejado em bag ou caçamba.
- Retirada de gordura (Opcional)
O PTRAT pode ser equipado com um conjunto mecânico que permite a retirada da gordura do efluente, através da injeção de ar por soprador lobular em difusores de bolhas finas e posterior arraste por carro raspador.
- Operação do Equipamento
A operação do PTRAT é automatizada, controlada por meio de painel de comando elétrico. Sendo a operação da Peneira de Canal PCP acionada em função de nível do efluênte medido por sensor ultrassônico. A remoção de areia e gordura é efetuada de acordo com a programação previamente feita no painel de comando.
Outras dimensões e vazões sob consulta.